Slow Living

Meal Prep

Nem todas as semanas faço meal prep, mas gosto sempre de ter algo no frigorífico principalmente para o almoço, assim tenho mais tempo para trabalhar e estar dedicada a 1oo% ao que estou a fazer, sabendo que quando for almoçar, irei comer algo nutritivo, saboroso, feito por mim, com ingredientes que eu gosto e me fazem feliz. Esta é a base para que as refeições sejam saciantes e nutritivas.

Saber o que estamos a comer, comer alimentos que além de nos alimentar, trazem bons sentimentos faz toda a diferença. Comer bem não é comer o que não gostamos só porque é saudável, “fit”, vamos comer bem para trazer ao corpo felicidade, nutrientes, gorduras boas, micro e macro nutrientes. Com este combo temos a mudança de hábitos alimentares alinhada e tudo para que seja simples.

Mas o que é isto do Meal Prep?

Preparação de refeições, é o que significa a expressão.

Nada mais é do que, simplificar as refeições para alguns dias da semana ou mesmo para toda a semana.

Assim quando chegamos a casa temos sempre uma refeição nutritiva, saborosa e já de “caminho andado”. O que nos poupa imenso tempo na confecção das mesmas.

Este princípio é a base para cozinhar e preparar os ingredientes para as refeições do resto da semana, reservando-os no frigorífico em recipientes de vidro ou frascos.

De segunda a sexta-feira é só montar as refeições para casa ou as marmitas para o trabalho. O meal prep vai desde algo tão simples como higienizar os alimentos, ao cortar um legume ou fruta e colocar em pequenos frascos para comer a meio da tarde, a preparar uma salada que aguente bem uma semana no frigorífico.

Com o meal prep o tempo das refeições é bem menor, podendo estar mais presente na nossa própria vida, podemos brincar com as crianças antes ou depois do jantar, conseguimos aquele tempinho para relaxar, ler um livro, enfim, aquele espaço para estar presente no aqui e agora do nosso dia.

Para este semana fiz:

  • Salada de grão com couve roxa
  • Feijão verde cozido ao vapor
  • Lentilhas cozidas
  • Quino cozida
  • Húmus de beterraba e cânhamo
  • Bolas energéticas dos resíduos do leite de aveia e sumo natural
  • Leite de aveia

 

O que faço na hora das refeições é apenas combinar os ingredientes de diferentes formas, aqueço na sertã ou no forno e esta feito, com mais uma saladinha ou legumes frescos a refeição está montada.

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